terça-feira, 6 de outubro de 2009

Macominho Sport em jornada de azar ... Pedro Silva no pódio de Loulé


Realizou-se no fim-de-semana passado o rali de Loulé mais uma prova do Campeonato Open de Ralis, onde a Macominho Sport esteve presente com os pilotos Ricardo Costa/Nuno Almeida em Mitsubishi Carisma GT Evo VI e Mariana Neves de Carvalho/Filipe Martins em Suzuki Ignis.

Disputado em troços bastante rápidos e com excelente piso, embora em algumas zonas se tornassem algo duros, a formação de Famalicão não foi feliz nesta deslocação ao Algarve, uma vez que problemas mecânicos levaram ao abandono dos pilotos da Macominho Sport.

A dupla do Mitsubishi Evo VI começou a prova com o terceiro melhor tempo na super especial que se realizou nos arruamentos da zona industrial de Loulé, deixando grande expectativa para o segundo dia de prova.

Na primeira especial de classificação da segunda secção, Costa e Almeida sofrem uma saída de estrada que os leva a perder cerca de quatro minutos no troço, hipotecando logo aqui uma possível vitória no rali. Ainda assim a dupla de Famalicão prossegue na prova apenas a pensar nos pontos para o campeonato quando na terceira PEC. um toque numa pedra parte o triângulo de suspensão traseiro impossibilitando a dupla de continuar.


“Estamos tristes pois não conseguimos realizar nenhuma classificativa em condições normais, e dessa forma também não ficamos com nenhuma referência do andamento que poderíamos ter. Entramos neste rali convictos de alcançar um bom resultado, mas uma vez mais a sorte não quis nada connosco”, refere Ricardo Costa.


Os problemas no carro da dupla Mariana Neves de Carvalho e Filipe Martins começaram ainda antes de a prova ir para a estrada quando após as verificações técnicas a terceira velocidade do Suzuki Ignis deixou de colaborar.
Com os objectivos da prova a serem alterados em cima da hora, Mariana Neves de Carvalho teve que se adaptar á caixa de velocidades sem terceira, cumprindo as duas primeiras classificativas com algumas cautelas. Na terceira especial de classificação a dupla da Macominho Sport aumenta ligeiramente ao ritmo e começa a ter mais confiança, chegando ao final da segunda secção na quinta posição da prova reservada ao campeonato Júnior de ralis.

A antepenúltima especial de classificação foi madrasta para a dupla famalicense, e um toque numa pedra danificou a barra estabilizadora que de seguida fez com que a transmissão do Suzuki partisse, “um mal nunca vem só, primeiro foi a caixa agora um pequeno toque numa pedra partimos a transmissão, não sei, mas as corridas são assim mesmo”, começa por dizer Mariana Neves de Carvalho que acrescenta, “apesar do contratempo com a caixa de velocidades estava a gostar do rali, pois nos reconhecimentos tive oportunidade de passar uma vez com o Ricardo Costa e isso deu-me mais confiança na forma de abordar as curvas. Agora vamos pensar no próximo”.

À terceira foi de vez! O melhor resultado de Pedro Silva e Vítor Martins, ao cabo de três provas com o Mitsubishi Carisma GT surgiu no Rali de Loulé, a terceira prova de terra do Campeonato Open de Ralis.

O pódio conquistado na prova do Clube Automóvel do Algarve foi um justo prémio para a dupla de Famalicão que tem mostrado um forte andamento com um carro muito abaixo dos apresentados pelos principais candidatos aos lugares de maior destaque. A exuberância e a forma destemida que Pedro Silva aplica em cada prova justificam plenamente a condição de piloto “revelação” desta segunda metade do Open que se tem mantido bastante competitivo e, com um excelente parque automóvel.

Um prémio merecido para o piloto que comentou, " Este primeiro pódio à geral na minha carreira no Campeonato Open, num rali bastante duro, com a limitação de passagens nos reconhecimentos e muito rápido, à mundial. Ao cabo da primeira secção já detínhamos uma larga vantagem que nos permitia assegurar um lugar no pódio. Depois, ainda tentamos chegar ao segundo, mas, o desgaste dos pneus e os problemas de embraiagem que já vínhamos a sentir durante a manhã levou-nos a refrear um pouco os ânimos nas duas ultimas especiais”.

O rali de Loulé teve a organização do Clube Automóvel do Algarve, realizando-se em parte das classificativas do Rali de Portugal. A próxima prova do campeonato open de ralis realiza-se dentro de quinze dias em Penafiel.

Texto: Macominho Sport Fotos: Nuno Pimenta e DPI

Sem comentários:

Enviar um comentário